Técnico/a Especialista em Banca e Seguros

O/A Técnico/a Especialista em Banca e Seguros é o/a responsável que acompanha e desenvolve a carteira de clientes da instituição, intervindo na área comercial através da promoção dos produtos de forma a captar novos clientes e fidelizar e acompanhar de forma personalizada os clientes a/atuais, e colaborar ativamente na gestão económica e financeira da empresa.controlo dos processos internos de gestão, de forma a obter informação relevante de apoio à administração/direção na tomada de decisões relativas à gestão económica e financeira da entidade.

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CARACTERIZAÇÃO DA OFERTA FORMATIVA

Saída Profissional: Técnico/a Especialista em Banca e Seguros

Área de Formação:  343 - Finanças, Banca e Seguros

Nível QNQ/QEQ: 5

No cumprimento do artigo 7º do Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio, podem candidatar-se à inscrição no presente CET: Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, conferente do nível 3 de qualificação; Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído; Os titulares de uma qualificação profissional do nível 4; Os titulares de um diploma de especialização tecnológica(DET) ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
Para os titulares das habilitações a que se referem as alíneas a), b) e c) do n.º1 do artigo 7º do Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio, o ingresso no CET é condicionado à aprovação em Áreas ou Unidades Curriculares de nível secundário em que o candidato deve ter obrigatoriamente aprovação no âmbito da modalidade de educação que concluiu ou frequentou: Matemática e Estatística; Ciências Empresariais; Português.
Para os formandos a que se refere a alínea b) do artigo 7.º do Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio, bem como para aqueles a que se refere a alínea c) do mesmo artigo, que não sejam titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, os mesmos ficam sujeitos à aprovação num plano de formação adicional (artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 88/2006, de 23 de Maio) que inclui 6 unidades de formação, devendo obter 27 créditos do ECTS, do cito Plano de Formação Adicional.
PERFIL PROFISSIONAL
  1. Pesquisar, recolher, tratar e analisar informação relevante para o desempenho da sua atividade, nomeadamente sobre os produtos disponibilizados pela sua empresa e pelas empresas concorrentes e sobre a evolução dos mercados a nível nacional e internacional.
  2. Colaborar ativamente na gestão económica e financeira da empresa.
    1. Preparar material para análise financeira, considerando elementos contabilísticos e não contabilísticos;
    2. Proceder à análise e interpretação de balanços e demonstrações de resultados;
    3. Realizar e analisar mapas de fluxos;
    4. Proceder ao estudo da rendibilidade;
    5. Proceder à elaboração de orçamentos;
    6. Realizar o controlo orçamental;
    7. Implementar e monitorar sistemas de controlo de gestão.
  3. Intervir na área comercial, nomeadamente na gestão comercial e/ou na ação direta das vendas, através da promoção de produtos, utilizando os melhores canais de comunicação e distribuição.
    1. Definir, em colaboração com os responsáveis do departamento comercial, os objetivos comerciais, nomeadamente por tipo de produto/serviço e de cliente;
    2. Proceder à implementação das estratégias de venda, definidas pelos departamentos comercial e de marketing, em função dos vários tipos de produtos/serviços e de clientes;
    3. Gerir e dinamizar equipas, motivando e coordenando os seus elementos.
  4. Participar na gestão da carteira de clientes.
    1. Proceder à análise dos clientes e à sua caracterização em termos de interesses, motivações e perfis de risco;
    2. Analisar e comparar os diferentes produtos/serviços disponibilizados pela empresa, propondo ao cliente a solução mais adequada ao seu perfil;
    3. Aconselhar o cliente propondo-lhe produtos/serviços e apresentando as diversas alternativas ao seu dispor;
    4. Informar os clientes sobre a existência de novos produtos/serviços;
    5. Proceder à comercialização do produto/serviço;
    6. Recolher reclamações e sugestões e resolvê-las ou proceder ao seu encaminhamento;
    7. Analisar os elementos contratuais de apoio à determinação das responsabilidades (seguros);
    8. Participar na gestão da informação sobre a carteira de clientes, mantendo os ficheiros atualizados.
  5. Apoiar as decisões de definição de estratégias e produtos a adotar pela instituição bancária ou pela empresa de seguros, dando informações sobre a aderência dos clientes aos vários produtos/serviços, sugerindo alterações aos produtos/serviços existentes ou propondo novos produtos/serviços.

PLANO CURRICULAR

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